Em reunião realizada, neste sábado (30/4), a Prefeitura se reuniu com os jovens e moradores da Regional Nacional, a fim de retomar a discussão, iniciada em março, sobre os projetos para a reforma e revitalização do Parque Amendoeiras. Também foram apresentadas atividades culturais e esportivas que já acontecem no espaço de grande relevância para o território. O encontro foi realizado na quadra do parque,
Em março, as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs fizeram uma vistoria no local para detectar problemas e proceder ações necessárias para solucioná-los.
O subsecretário de Obras e Serviços Urbanos, Jaci Cota Teixeira, explicou que o projeto de revitalização foi concluído e já estão determinadas as providências para que, de fato, os problemas sejam resolvidos. “Sabemos da importância desse espaço para a população e também o que é preciso ser feito para ficar bacana. Não será uma obra rápida, como prevíamos, vamos gastar mais alguns dias para resolver, definitivamente, os problemas fazendo os devidos reparos”, explicou.
Variadas questões no que diz respeito à ocupação do parque foram novamente discutidas, como atividades esportivas, manifestações culturais, além do mapeamento e valorização dos movimentos populares presentes na região.
A administradora da Regional Nacional, Janete Romão, enalteceu a participação da população e o fato de, em todas as reuniões no território, haver a adesão de novas pessoas da região. “Percebemos que a nossa população tem se envolvido muito durante todo o processo. É com a população que a gente consegue fazer intervenções que darão retorno positivo para a comunidade”, destacou.
A superintendente da Juventude, Camila Marques, reforçou o papel da superintendência de representar a voz e a escuta dos jovens, além de articular a aproximação com a administração. “Essa oportunidade de diálogo, já é uma porta aberta para que a gente possa sanar algumas questões e responder um pouco desses anseios do coletivo e da juventude do nosso território. Que a juventude de toda a cidade e a Prefeitura possam caminhar juntos, por meio da representação de vocês, e fortalecer as ações e espaços já consolidados", reforçou.
Uma comissão de moradores foi montada para participar das reuniões e acompanhar para que as demandas da comunidade sejam cumpridas e debatidas junto ao poder público. O objetivo é que todo o processo continue sendo construído em parceria com a comunidade, compartilhando ideias e responsabilidades, aumentando o potencial educativo e cultural do Parque Amendoeiras.
O encontro contou com a presença do representante Esporte, Lazer e Juventude, José Rosa (Paraná); de Cultura, Monique Pacheco; do superintendente de Igualdade Racial, João Pio; e de representantes de movimentos culturais, ambientais, esportivos e moradores da região.